quinta-feira, 18 de novembro de 2010

20 de novembro: Dia da consciência Negra!



Que consciência é essa em que os negros e seus descendentes a cada dia que passa são mais discriminados, até os chamam de "fedidos". Esse fedor característica do negro tem um nome específico, mas na minha opinião é sinônimo de "virilidade", o que não acontece com muita ênfase nos brancos.
Mas vamos ao que interessa. O começo de tudo foi o tráfico de negros da África: eles foram vendidos pelos seus próprios irmãos negros, a troco de migalhas, tanto era e ainda o é a miséria desse continente.
Muitos preferiram morrer lutando a embarcar nos navios negreiros. Os escravos negros viajaram em Navios Negreiros nojentos, remando e comendo restos de comidas e ainda dando algumas migalhas aos ratos e baratas.
Na viagem muitos morriam de banzo, que era uma enorme tristeza e, não querendo se alimentar morriam.
Quando já aqui no Brasil, os negros desafiavam os seus Senhores envenenando-os e, não aguentando tamanho sofrimento, muitos deles suicidaram-se.
Havia muitas fugas para os quilombos e o principal,  o Quilombo de Palmares. Foi nesse quilombo que nasceu Zumbi, o último líder do Quilombo de Palmares.
Esse Quilombo ficava no atual  Estado de Alagoas e chegou a agregar mais ou menos 30 mil escravos e lutou por 100 anos.
O Quilombo de Palmares foi formado em 1590 e só foi derrotado em 1695 com a morte de Zumbi.
Zumbi, nasceu livre e logo após o seu nascimento foi capturado e doado de presente ao padre Antonio de Melo, que o alfabetizou, ensinou-lhe o latim e era seu coroinha.
Aos 17 anos foge, subindo um enorme morro, nunca antes subido por alguém, levando como arma apenas uma faca.
Nessa época quem chefiava o Quilombo era  Ganga Zumba e, muito inocente queria aceitar a oferta que lhe fizeram de alforrias a todos os quilombolas. Zumbi, forte guerreiro, não aceitou, pois ele queria a liberdade de todos os negros e nesse meio morre Ganga Zumba envenenado e no seu lugar fica Zumbi: "O rei dos Palmares".
Depois de muitas lutas, o português Domingos Jorge Velho e sua tropa conseguiu encontrar Zumbi e o matou fuzilado.
Em 20 de novembro foi morto Zumbi. Seu nome era apenas FRANCISCO.
O dia da Consciência Negra é feriadinho em mais de 260 municípios, pelo ao menos nesse feriado, os negros se orgulham de vários líderes negros: Malcon X, Martin Luther King, André Rebouças e tantos outros.
Portanto, seria uma estupidez nossa queremos acabar com todo e qualquer preconceito, mas vamos dar "vivas" a Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos: PAÍS CAPITALISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário