domingo, 5 de agosto de 2012

Folclore - Lenda do Familiá



A lenda do familiá, ninguém sabe, alguns dizem que veio do exterior, chegando ao nordeste do Brasil e foi alastrada, outros dizem que chegou a Minas Gerais.Minha mãe, que era mineira contava-me sempre essa lenda  quando eu a desobedecia que me assustava muito quando era criança peralta. Vou tentar lembrar da lenda.

Há muitos anos, chegou em uma cidade de Minas Gerais um homem estranho e muito rico. Instalou-se numa pousada onde havia uma jogatina a noite inteira, o dono do bar não vencia vender bebidas para os fregueses,então, esse estranho homem começou contar uma lenda:
Vocês já ouviram falar de familiá?Todos responderam que não, então esse homem começou a narrar a lenda:
Familiá é um diabinho que sempre está atormentando as pessoas oferecendo fortunas em troca da sua alma quando elas morrerem.Sabem? Quem quiser fazer um pacto com esse diabinho fica milionário o resto dos seus dias, podendo comprar o que quiser, só que é um pouco difícil.
Para conseguir um familiá, a pessoa tem que encontrar um ovo de galo, que é bem pequenino, encontrando-o, leve-o para casa e quando a quaresma chegar, na  primeira sexta-feira, vá até uma encruzilhada, coloque o ovo debaixo do braço esquerdo, volta para casa e fica deitado durante quarenta dias. A febre que irá sentir, chocará o ovo e no final da quaresma nasce um diabinho de nome Familiá que deverá ser colocado dentro de uma garrafa, guardado em segredo. Quando quiser alguma coisa, solte-o, colocando-o sobre a mão, fazendo seu pedido. Depois guarda-o, arrolhando bem a garrafa. Pronto, seu pedido será atendido rapidamente.
Quando chegar o dia da sua morte, ele virá buscá-lo para fervilhar no inferno, devido a sua ganância.
Existem amuletos, ou melhor, o diabinho que muitas pessoas compram para darem sorte. Será que é sorte ter um amuleto de Familiá, o diabinho da garrafa?

3 comentários:

  1. Olá Linda tarde de domingo Dorli,
    Eu acho que todos nós já o tem dentro de si, cabe a cada um de nós fazer o pedido a ele ou não ..
    Todos temos o bem e o mal dentro instalado em nossa alma, mas precisamos saber qual deles queremos que seja nosso guia.
    Gosto muito dessa lenda e a tenho como guia,

    "Uma noite, um velho índio falou ao seu neto, sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:

    - Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho, superioridade e ego. O outro é bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
    O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
    - Qual lobo vence? O velho índio respondeu:
    - Aquele que você alimenta."

    Tento alimentar diariamente apesar das dificuldades o lobo bom.

    Abração
    RioSul

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite amiga Querida.
    Amiga venho desejar uma semana linda e abençoada.
    Beijos com eterno carinho,Evanir.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga,

    Teve algo parecido com essa lenda, numa das novelas da globo, Renascer se eu não me engano, eu gosto de lendas e causos, acho muito interessante.

    Bjos

    ResponderExcluir