segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Folclore - Lenda do Quero-Quero


Fav villa lobos cko abertura. jpg

Séculos atrás, o rio Grande do Sul era habitado por tribos de índios que se deslocavam de um lugar para o outro.Quando escasseavam os alimentos onde estavam. eles empreendiam longas jornadas.
Levavam tudo o que possuíam: homens, mulheres, crianças, carregando nos braços os pertences. Por isso, andavam devagar.
Eram obrigados, por causa disso, a dormir debaixo apenas das estrelas, que iluminavam o firmamento.
Cansados da jornada que faziam durante o dia, eles entravam em sono profundo, logo ao anoitecer .Ficavam expostos a animais selvagens, como o leão baio.
Esse animal se aproximava furtivamente, surpreendendo os viajantes que dormiam. A única proteção que eles tinham era uma ave que voa à noite toda em casais.
Essa é uma ave que tem um penacho na cabeça e produz um grito estridente que diz quero-quero. Ao voarem durante à noite, sempre que viam um animal qualquer, produziam o seu grito no trajeto do furtivo caçador.
Esse grito ecoava pela solidão das coxilhas(colinas) e chegavam ao acampamento, dessa forma, os índios acordavam e procuravam proteger-se afugentando todo animal feroz.
Os índios passaram a ser amigos desse pássaro porque ele guardava a noite deles.Pediram aos pajés que  protegessem a essa ave, para que ela nunca fosse perseguida e morta.
Então, os pajés de todas as tribos reuniram-se e rezaram a Tupã. E até hoje o quero-quero é a sentinela das coxilhas do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Dorli,Boa Noite..
    Eu já sou seguidora no seu blog minha amiga
    o problema de você não ver é que fui uma das primeiras a seguir seu blog.
    Tornei a entrar seguindo você.
    Tinha 58 seguidores quando entrei seguindo novamente continuou 58 só subiu meu nome no seu seguidor já sigo vc a muio tempo.
    Fiquei muito feliz por ter gostado do meu livro
    sempre fico ansiosa de ñ agradar.
    È possível que alguém não venha gostar tenho que estar preparada pra tudo.
    Obrigada amiga por tudo realmente vc é muito especial.
    Linda semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir