quarta-feira, 14 de novembro de 2012

15 de novembro: Brasil, uma República



INICIATIVA DOS PODEROSOS

O movimento que transformou o Brasil em República não partiu do povo, mas de alguns ricos e poderosos fazendeiros de café. Além deles, os militares também tiveram importante papel, pois queriam mais participação na vida política, o que era proibido até então.


A República, passo a passo


REUNIÕES DECISIVAS

No dia 9 de novembro, um grupo de militares reuniu-se na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Dois dias depois, o marechal Deodoro da Fonseca, o major Benjamim Constant e o líder do PRP, Quintino Bocaiúva, encontraram-se para acertar os últimos detalhes do plano para tirar a Monarquia do poder.

DESFILE MILITAR?

Conforme o combinado, no dia 15 de novembro tropas militares saíram às ruas. A princípio, parecia apenas um desfile ou uma passeata militar, sem maiores consequências.

O LÍDER

À frente das tropas militares estava o marechal Deodoro da Fonseca. em vez de liderar apenas um desfile, ele dirigiu os soldados para o Palácio do Catete, onde se encontrava o imperador D.Pedro II.

PALÁCIO DO CATETE

As tropas militares invadiram o Palácio do Catete, sede da Monarquia e uma das residências de D. Pedro II. Lá dentro,o marechal Deodoro proclamou a República,era 15 de novembro de 1889, tornando-se em pouco tempo o primeiro presidente da história da República brasileira.

ADEUS, D. PEDRO II

Dois dias depois de proclamada a República. D. Pedro II foi expulso do país. ele e sua família foram obrigados a ir para Paris, capital da França, onde o ex-imperador morreu em 1891.



Enciclopédia Recreio

Um comentário:

  1. Oi Dorli

    Vim agradecer sua visita e comentário no meu blog.
    Acho que agora não vou querer mais bichinhos tbm.
    Sei que precisamos nos acostumar com a morte mais quem diz que é fácil?
    Ótimo feriado pra você minha linda amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir