sábado, 13 de abril de 2013

Espelho quebrou ?





Ninguém nasce sabendo viver. Se tivermos a sorte de nascer num lar com pais que tenham dignidade, postura e discernimento para a vida, com certeza iremos ter um respaldo muito grande e não haverá necessidade de sofrermos durante nosso viver. E quando digo "sofrer" não significa, necessariamente, que o seu trabalho diário seja pesado, árduo. Estou falando da educação mais essencial, inigualável: a educação dos pais. Obviamente que eles não são perfeitos, ninguém o é... E, exatamente por isso, digo que a questão principal é: mesmo sabendo da imperfeição dos nossos pais, temos que ter a sabedoria de subtrair dessa educação o melhor e, moldá-la com carinho... aí sim seremos pessoas preparadas para a vida.
Agora, me pergunto: o que é ser uma pessoa bem educada? É "engolir sapos"? É rastejar por uma amizade, um amor? Não, claro que não. É , isso sim, ter o discernimento de saber quando devemos usar essa inteligência e, sutilmente, esvair-se de quem, por ventura, tenta nos fazer  algum mal... Não é só esperar que Deus ajude, é ajudar-se para que não ganhe apelidos como: " o bobo da corte"; pois ninguém é tão bobo que não conceba os que tentam macular sua imagem.
Eu, particularmente, sempre segui o conselho da minha mãe, que até hoje é de real importância quando estou com algum problema para relacionar, tanto na minha família , com patrões ou amigos: é saber, com sutileza, rebater uma pessoa com uma educação invejável; pois bater de frente, eu me igualo ao agressor e isso não é bom para uma pessoa que nasceu para ser feliz.
Terminando com o tópico da imagem ilustrativa, depois que o espelho quebrou, não inventaram ainda nenhuma cola suficientemente capaz de aderir os pedacinhos sem deixar vestígios, simulando que o espelho é virgem. Assim é nossa vida, ao agirmos de má fé sempre seremos rotulados. 


Dorli Silva Ramos


7 comentários:

  1. Amiga Dorli, como é bom vir aqui e trocar ideias com você, assim como você também tive uma mãe inteligente!
    Aprendi a não bater de frente com ninguém, mesmo porque têm pessoas que adoram isso, quanto mais se discute pior fica a situação, é melhor mesmo ter discernimento e eté se preciso for, sair pela tangente, bem verdade, depois do espelho quebrado não há como colar!
    Grande abraço minha nova amiga!

    ResponderExcluir
  2. Dorli,bom ensinamentos aprendemos com nossos pais e o modo como devemos nos comportar diante de situações difíceis quando somos atingidos.
    Gostaríamos de devolver com a mesma moeda e não vale a pena como diz Chico Xavier:"As mágoas nos fazem adoecer,daí porque devemos interpretar quem nos ofende,como doente.Se respondermos à ofensa guardamos conosco a lata de lixo que nos foi jogada"!
    Seu texto já diz tudo!Parabéns!
    Um grande beijo,neste dia do beijo,minha linda amiga.

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Dorli querida, que lindo post, adorei!
    Minha mãe era muito inteligente também, até hoje eu respeito muito ela.
    Tenha um ótimo final de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Magnífica metáfora que has hecho personificando la vida y sus andanzas con ese espejo roto.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  5. O espelho quebrou
    No dia do beijo
    Estilhaçado ficou
    Caiu no chão o desejo.

    Lá ficou pensando
    Não esperou
    Por quem foi andado
    E ainda não voltou.

    Boa noite e bom domingo,
    e como hoje é o dia do beijo,
    muitos beijinhos para você.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Um espelho, uma porcelana, uma amizade, um amor deppois de quebrado por melhor que seja a cola e o cuidado para que se reconstrua, jamais serão o mesmo.
    Bom domingo,Dorli!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia menina Dorli!
    A confiança perdida nunca mais será restaurada. A melhor cola revela-se incapaz de consertar as ranhuras feitas no coração.
    Um abraço
    Bruno

    ResponderExcluir