terça-feira, 2 de abril de 2013

Reeditando: Raciocínio Lógico para crianças



1) Numa caixa azul havia 180 elásticos e numa caixa vermelha 120. Tirei 51 elásticos da caixa azul, usei 38
e coloquei os demais na caixa vermelha. Depois disso, que caixa ficou com maior número de elásticos? Com quantos a mais que a outra?
Como fazer com crianças da 4ª série:
Desenhar dois quadrados, um com o contorno azul e outro com o contorno vermelho. Efetuar as operações dentro dos quadrados e uma fora.

180-51= 129

120+13= 133   


133-129=004 
2) Uma fábrica de automóveis monta 18 veículos por dia. Aos sábados o pessoal da fábrica trabalha só meio dia, nos domingos, não trabalha. Quantos automóveis são montados em uma semana?

18x5=90
sábado=9
Resposta: 99 automóveis


3) Num cinema com 570 lugares, a primeira sessão começará em poucos minutos. Já entraram 295 pessoas e, do lado de fora há uma fila com 333 pessoas. Quando o cinema lotar, todas as pessoas da fila terão entrado ou algumas deverão esperar pela segunda sessão? Quantas?

570-295= 275
333-275= 058
R:  58 pessoas da fila terão que esperar pela segunda sessão.

4) Meu avô está com 66 anos. Ele é 55 anos mais velho que eu e 30 mais velho que minha mãe que tem 30 anos.
a) Quantos anos eu tenho? 11 anos
b) Qual é a idade da minha mãe? 36 anos
c) Em que ano nasceu meu avô? 1945

66-55= 11              66-30= 36             2011- 66 = 1945

5)  Oito crianças compraram juntas um saco com 300 bolinhas de gude. Enquanto foi possível dividiram igualmente as bolinhas e, no fim, sortearam as bolinhas restantes para uma delas. O sortudo foi Márcio. No total quantas bolinhas ele recebeu?

300:8 = 37 e sobra 4 de resto                   37+ 4 = 41

Resposta: Márcio recebeu 41 bolinhas

ARME AS OPERAÇÕES

GOSTARAM?

Houve um problema com essa postagem editada em 21/06/ 2011, por isso que estou reeditando. 

 Dorli Ramos

9 comentários:

  1. OI DORLI!
    UMA VEZ PROFESSORA, SEMPRE PROFESSORA.
    LEGAL AMIGA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oiii Dorli, coincidentemente minha filha hj teve prova de raciocínio lógico na escola, viemos no carro conversando a respeito e eu não acertei nada do que ela me falou kkkk não sou boa nisso mesmo! Vou mostrar a postagem p ela! Bjooooosss

    ResponderExcluir
  3. Oí amiga,só você que saberá decifrar essa matemática!Mestre é sempre Mestre!
    Adorei o sininho de boas vindas!

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, achei seu blog lindo, já estou seguindo e sempre que puder passarei por aqui, trabalho com artesanato em eva, venha conhecer meu cantinho ficarei muito feliz.

    valartesdigitais.blogspot.com

    Val

    Adorei minha filha está na 4 série e faz exatamente este tipo de problema.

    ResponderExcluir
  5. Contas não vou fazer
    Para não ficar mal visto
    Esquece muito a quem não saber
    Não percebo nada disto!

    Só venho dizer amiga
    Que não me fui embora
    Estou aqui acredita
    Deixo as contas para outro hora!

    Boa noite para você,
    amiga Dorli, "Lua Singular"
    Um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga! Agradecendo sempre o carinho e comentários gentis! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!.... Minha amiga! Estes problemas de matemática sempre foram um pesadelo pra mim em meus tempos de escola!.... rsrsrsrsrs
    Uma semana abençoada e feliz!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bah! na minha época nem era assim facin ...

    Legal Dorli muito bom o post

    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  8. Acabei por tentar fazer as operações e seguir o raciocínio da professora.
    Maravilhosos estes jogos que nos abriam tantas dificuldades e nos davam tantas alegrias...
    Deu-me vontade de ir buscar os meus cadernos e ver a quantidade de operações idênticas.

    ResponderExcluir
  9. vou usar a técnica com meu filhoteeee...

    Ps: Estou seguindo, visite meu cantinho e se gostar ficaria muito feliz em ter vc como seguidora.
    Otimo dia!!!!

    http://portalbelezafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir