sexta-feira, 12 de julho de 2013

Desfecho da postagem Mistério



Estava presa em uma mansão escura, a claridade só do meu olhar que ofuscava as paredes geladas daquele lugar. Arrepiava de medo. Num instante gritei...Aproximou-se de mim o mordomo com uma lamparina e sem dizer nada deixou sobre a mesa um pedaço de pão e uma garrafa d'água. Estava esfomeada e num minuto devorei o pão e bebi com ansiedade toda a água.
 De repente ouvi o ringir de porta velha e pesada, ai que medo, sentia aproximar-se de mim pássaros enormes, voando ao meu redor, deixando-me mais gelada do que já estava. A voz não saía.
 Assustada, pois chovia e trovejava muito e, pela claridade que entrava pelas frestas das janelas,   eu vi...Na mesa em que o mordomo colocou o pão, a garrafa d'água se transformando numa grossa  e roxa vela, ela acendeu!! Clareou aquele sinistro lugar, onde podia ver sombras esqueléticas rindo de mim, que aos poucos vi o sumiço  delas das minhas vistas.
 Uma enorme porta se abriu e eu ainda tonta e confusa vi entrar outras tantas pessoas desfiguradas com olhos assustados, vinham rapidamente ao meu encontro, eu querendo gritar, esforçava-me ao máximo, mas a voz, ah, essa não saia da minha garganta, tremia tanto que tropecei e cai, foi aí que acordei e ainda assustada suando frio fui aos poucos me acalmando, me acalmando, ai que pesadelo terrível! 
Que pesadelo terrível!!!                  Ivone

Ganhadora: Ivone de Poemas sem Peias: henristo.blogspot.com/

Afinal, o final
O fim é tão importante, que muitas pessoas não conseguem resistir...e damos aquela espiadinha na última página do livro!
Você já fez isso?
O desfecho não tem tamanho determinado, geralmente para crianças o final é curto e para adultos é um pouco maior.

MUITOS FICARAM COM VERGONHA E NÃO DERAM O FINAL, MAS SEI QUE TÊM CAPACIDADE PARA TAL, OS OUTROS QUE MANDARAM EU PEDI AO MEU MARIDO QUE ESCOLHESSE O DESFECHO, OS OUTROS TAMBÉM ESTÃO LINDOS.
OBRIGADO A TODOS QUE DERAM SUA PARTICIPAÇÃO.
BEIJOS.

Obs: Esse é mais um exemplo de aula de literatura que dava para meus alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Só usava enciclopédia que formava aos poucos e vendidas em fascículos nas bancas. Nessa aula apresentei as cinco palavras sublinhadas de vermelho. Pedi a eles que fizessem uma história de mistério sem colocar o desfecho. Depois cada um trocava de caderno, tinha que ler a história do outro e colocar o seu final.
Eles adoravam. Crianças aprendem se o professor gosta de ensinar.

Pequena enciclopédia da Língua Portuguesa para crianças de 319 pg.





A página que eu tirei a aula. A foto não ficou muito boa






Dorli Silva Ramos

9 comentários:

  1. Bom dia Dorli

    Gostei da final feliz dado pela Ivone

    Ensinar é um dom e ma Dorli tem esse dom. Bem haja

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dorli,pela escolha da amiga Ivone.
    Ainda bem que foi somente um pesadelo!
    Parabéns também à todos que aqui deixaram um pouco do que gostariam que fosse o término desse lindo conto.

    bjs.
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaaa.... Aêeee!!!! Ficou o máximo!!!!
    Você tem seu jeito nobre e sensato de ser.
    Admiro-a a cada novo dia, a cada descoberto que faço sobre seu jeito "nobre" e sensato de viver a vida. Gosto principalmente de te-la conhecido, nem sabe, mas a ouço com o coração. Suas palavras estão todas inseridas no meu "chip" de memória. Tudo o que me diz, traz a voz da dor e da experiência. Te respeito DEMAIS por isso, mas tal qual já nos falamos, eu sou o seu extremo de loucura, mas nossas almas de alguma forma se entenderam.
    Um grande beijo e saiba que além de minha MESTRE querida, hoje pra mim tem um significado muito importante, a de sabermos a verdade e andarmos com os "pés" no chão, mesmo que não seja o melhor jeito de andar.
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga Dorli, fiquei surpresa com o resultado, pois segui tão rapidamente na escrita que nem percebi que estava dando o final do seu lindo conto misterioso!
    Amei, obrigada, mas sei que os outros finais também foram bons!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Lindo, o final feliz dado pela Ivone.Gostei
    Parabéns,ás duas. beijinho

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Bonito Final y Genial iniciativa.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  7. Haverias que ser e sempre serás; Professora de "Língua Portuguesa". Quem me diria Dorly! Um "Mistério tão Singular" conseguir conduzir-me intempestivamente à tantos instantes... E de repente, para meu espanto; transitei no passado, no presente; e refleti "o futuro".
    E pude rever (que saudades da professorinha que me ensinou o BÊABÁ). Onde andará você? Diamantina, onde a Professora Glória... Andará.
    Pareço está diante do Professor Luiz Ramalho Autor de... "Foi Deus Quem Fez Você".
    Pareço ver o Professor Galizza, o quadro "negro" e o Giz... Didática impecável e cronometrada na recitação de "Verbos Geométricos"
    Qual mistério!
    Eu não sou feito de Aço
    Você mecheu nos meus mais puros sentimentos
    Também fui professor DORLY!
    Depois... Fui Médico
    Um abração! Um beijo no seu coração, e meu apreço.
    Dos, "Anônimos da Poesia e da Arte"

    ResponderExcluir
  8. Um belo fecho para esta história cheia de suspense!
    Uma maneira interessante de iniciar os alunos no caminho da literatura.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  9. Dorli Minha Mestra...Muito bacana o final...Vc é ( A rainha dos contos).
    Eu não me atrevi a desvendar esse mistério, embora tivesse passado algumas ideias pela cabeça, assim como na todos que leraM seu maravilhoso conto.

    A Ivone o fez muito bem...

    Bjo de bom fim de semana!

    ResponderExcluir