quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Raciocínio lógico para crianças( reedição)



1) Numa caixa azul havia 180 elásticos e numa caixa vermelha 120. Tirei 51 elásticos da caixa azul, usei 38
e coloquei os demais na caixa vermelha. Depois disso, que caixa ficou com maior número de elásticos? Com quantos a mais que a outra?
Como fazer com crianças da 4ª série:
Desenhar dois quadrados, um com o contorno azul e outro com o contorno vermelho. Efetuar as operações dentro dos quadrados e uma fora.

180-51= 129

120+13= 133   


133-129=004 

Resposta: A caixa vermelha ficou com mais elástico, 4 elásticos a mais.

2) Uma fábrica de automóveis monta 18 veículos por dia. Aos sábados o pessoal da fábrica trabalha só meio dia, nos domingos, não trabalha. Quantos automóveis são montados em uma semana?

18x5=90
sábado=9
Resposta: 99 automóveis


3) Num cinema com 570 lugares, a primeira sessão começará em poucos minutos. Já entraram 295 pessoas e, do lado de fora há uma fila com 333 pessoas. Quando o cinema lotar, todas as pessoas da fila terão entrado ou algumas deverão esperar pela segunda sessão? Quantas?

570-295= 275
333-275= 058
R:  58 pessoas da fila terão que esperar pela segunda sessão.

4) Meu avô está com 66 anos. Ele é 55 anos mais velho que eu e 30 mais velho que minha mãe que tem 30 anos.
a) Quantos anos eu tenho? 11 anos
b) Qual é a idade da minha mãe? 36 anos
c) Em que ano nasceu meu avô?  1947

66-55= 11              66-30= 36             2013- 66 = 1947

5)  Oito crianças compraram juntas um saco com 300 bolinhas de gude. Enquanto foi possível dividiram igualmente as bolinhas e, no fim, sortearam as bolinhas restantes para uma delas. O sortudo foi Márcio. No total quantas bolinhas ele recebeu?

300:8 = 37 e sobra 4 de resto                   37+ 4 = 41

Resposta: Márcio recebeu 41 bolinhas

Arme as operações

Gostaram?


 Dorli Ramos

21 comentários:

  1. Esses exercícios fazem bem para grandes e pequenos trabalharem a "cuca"! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga,só você é quem sabe resolver esse raciocínio.
    Eu não tenho capacidade para isso.
    Adorei e é muito bom para quem ia muito mal em matemática como eu.rsrs.
    bjs e um ótimo dia.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  3. Bom dia linda!!!!
    Que legal!!!
    Vc é bem diversificada e isso é bom demais!!!
    Bjs e excelente feriado e final de semana
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida Dorli!

    Muito legal esse texto, que pena amiga, eu não faço contas assim desde 1974, quando abandonei a escola, em plena primavera,estudei só até quarta do primário, pois não fiz as provas da quinta. Como me arrependo hoje em dia . Parabéns!

    Amiga um forte abraço!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dorli.. esqueci não daqui.. só não consegui comentar ontem pq não aparecia a caixa de mensagens rsrs.. muito bacana teu outro blog.. e tá ai se deliciando com as coisas de criança.. bom pra elas rss eu não curto numeros não.. sou melhor com palavras.. beijos de bom dia até semrpe

    ResponderExcluir
  6. bom diaaaa Dorli

    Estou precisando rever tudo isso ai, filhão cheio de lições.
    Eita matemática da vida a gente subtrai, soma, multiplica e divide rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Para todos nós pois precisamos sempre colocar a mente a trabalhar...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Lua, me lembrei de uma anedota:


    Um matemático, um biólogo e um físico estão num café observando pessoas entrando e saindo de um casa.

    Primeiro eles veem duas pessoas entrando. Tempos depois, eles veem três pessoas saindo. O físico diz:

    "A medição não foi exata".

    O biólogo diz:

    "Eles devem ter se reproduzido".

    O matemático diz:

    "Se mais uma pessoa entrar na casa, ela ficará vazia".




    Um lindo dia...

    Beij0

    ResponderExcluir
  9. Fazia tempo que não ia ao raciocínio lógico como esses. Legal mesmo, uma terapia apesar de ver no final de cada um as respostas.
    Valeu
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo esses exercícios me lembro das aulas de quando eu estudava, mas é ótimo para a cabeça seja pra criança ou adulto, Dorli bom feriado pra você beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Dorli,
    boa tarde,
    muito bom post,
    Hoje você me fez usar a minha cabeça!
    mas não muito =)

    Desejo a vocês uma linda quinta-feira
    um beijo e um abraço

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa publicação..Merece mesmo ser lido e relido

    Deixo abraço
    ***
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Oh, Dorli,
    nao posso resolver este problema complexo de ninguna maneira... matematica sempre foi um drama para mim!!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dorli...

    A matemática é uma arte...
    Poste muito interessante, gostei!!

    beijinho

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Voltei a fazer as contas e cheguei à conclusão que devo ser mais cuidadoso e perceber melhor o enunciado.
    Sem perceber a pergunta erramos o resultado.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns seu luis coelho,
      As operações das 5 questões estão certas. O que ocorreu é que essa postagem é uma redição de 2011 e como estamos em 2013, refiz os cálculos,
      só que esqueci de colocar a resposta certa.
      Já acertei e mais uma vez muito obrigada.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  18. Dorli sou péssima nessa disciplina.
    Vim pra lhe dizer que tenho três blogs
    http://subjetividadeevoce.blogspot.com.br/

    http://vallnunnes.blogspot.com.br/ que nasceu hoje depois de problemas com spans desde o começo da semana e

    http://fizassimecomecouadarcerto.blogspot.com.br/

    Te espero em todos eles na medida em que possa aparecer...grande beijo gatona, continue arrasando nos versos e minicontos!

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a postagem, porém tenho uma dúvida na 4° questão em que diz: "30 mais velho que minha mãe que tem 30 anos". Onde o enunciado já afirma que a mãe tem 30 anos, sem necessitar de cálculo. Grato

    ResponderExcluir
  20. Caro anônimo,
    Esses raciocínios lógicos são para crianças. Não precisa de enunciado para dizer que a mãe tem 30 anos: é uma afirmação.
    É a mesma coisa d'eu afirmar que tenho 66 anos. Quem irá contestar?
    Qualquer coisa volta, que vou procurar o livro que tem essas atividades matemáticas. Não sei se vou achar, pois me aposentei em 2010. Se não joguei fora, está em algum lugar.
    Obrigada pela visita
    Volte sempre
    Coloque seu nome
    Lua Singular

    ResponderExcluir