sábado, 23 de novembro de 2013

Será que Jesus era negro?( readaptação )



 Que os estudiosos me elucidem uma questão que muitos se questionam, mas ninguém tem a coragem de perguntar: Por que na Igreja "..." as imagens de Jesus é de um homem maravilhoso, bem claro e de olhos azuis? Será que em Israel todos são da mesma cor? Pois pelo o que pude estudar na História Geral, os Israelitas não são brancos e se Jesus, tendo nascido nessa região não poderia ser de pele alva e olhos azuis.
 Por mais bonitos e inteligentes que os negros sejam, as vagas de bons empregos são para os "branquelos", muitas vezes desprovidos de capacidades, mas são apadrinhados e trafegam em seus carrões, enquanto que os negros cultos ou analfabetos, o que lhes sobram são serviços subalternos e os que não conseguem nenhuma colocação tais como: catar papelão na rua ou limpar as imundícies que a população faz com as ruas das cidades se perdem na vida.
 Muitos se revoltam, pois trabalham, estudam para arrumar um bom emprego e na hora da entrevista, a maioria dos negros caem fora, pois os grandes empresários preferem os "branquelos" incompetentes do que os negros cultos.
 Uma boa parte deles se revoltam e vão ser traficantes e assassinos por falta de oportunidade e equidade social. Um absurdo.
 Há! Se eu fosse uma empresária, eu iria fazer uma seleção justa: só entrariam os melhores. Será que seriam só brancos? Garanto que não. E os que não fossem estudados daria condições de estudo para subirem de cargo na empresa.
 Tenho certeza que depois da morte a alma será de uma só cor e todos irão se reunir num mesmo lugar, onde todos serão julgados merecedores ou não de reinar com Deus no paraíso.


Dorli da Silva Ramos

Meus amigos
Eu perguntei a cor de Jesus homem que nasceu
em Israel
Diferentemente de seu pai Divino

20 comentários:

  1. Muitro bem escrito e ,realmente, não deveriam haver preconceitos nunca! Todos somos iguais...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bem pensado. Aquela não é uma região de pessoas claras ou loiras. Penso que talvez os historiadores possam ter ido descrevendo ao longo do tempo e talvez Jesus possa mesmo ter sido aquele homem bonito que vemos nos cinemas e imagens, mesmo não sendo comum na região. Mas eu gostaria sim, muito , que ele fosse negro. Quem sabe teríamos outra visão sobre cor de pele. Ou quem sabe, o ser humano faria o preconceito ao contrário, ou seja, õ preconceito seria contra os brancos, afinal, o homem sempre dá um jeito de ter preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde
    Bom texto!

    Acho que Jesus é como o imaginamos, seja preto,amarelo ou outra qualquer cor...cada um é que sabe como "O vê" dentro de si..

    Parabéns!

    Passando para te desejar um bom fim de semana..

    Beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Para mim.não importa se ele era negro,o que importa que seu nome é Jesus.amado idolatrado por todos nos.
    A cor da pele não importa e sim o que ele nos ensinou e continua nos ensinando.
    Um texto,para muita reflexão.
    bjs amiga Dorli.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  5. Li uma vez um poema de Ferreira Gullar que fez essa mesma pergunta!
    Bom texto/reflexivo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Querida Dorli
    Pelo que li,e já que se questiona,Jesus era moreno,muito moreno.
    Quanto ao problema de cor,que tão bem refere neste se texto,talvez fique contente por saber que,em Portugal,há pessoas de todas as raças a trabalhar nos mais diversos ramos.Ou são trabalhadores municipais,ou estão em supermercados, em restaurantes,ou na construção civil, ou são advogados,ou médicos vindos do estrangeiro,ou enfermeiros,enfim,em todas as áreas. Nem todos temos esse preconceito,felizmente.
    Parabéns pelo seu texto,que é sempre uma chamada de atenção muito pertinente.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. A resposta que me deram quando pus a questão das imagens de Maria e Jesus serem idealizadas nada correspondentes àquilo que os semitas são, foi a de que tinha a ver com a divindade e que esta é sempre clara. pois o Bem sempre é luminoso.

    Claro que achei isto um disparate como acho outra tontice a virgindade de Maria.

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, ótimo texto.
    às vez eu paro para pensar nisso. Tenho certeza que ele é muito lindo, afinal, ele é perfeito.
    Tenha um ótimo final de semana, beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dorli

    Um texto magnifico que nos faz pensar: Realmente de que cor é a pele de Jesus? Para mim, não tem cor.
    Essa, a cor, é apenas o nosso imaginário quem a dá. Branco, negro, amarelo, ou outra, é apenas sugestivo da palavra que se usa.
    A cor está no nosso coração e esse, não deve nem pode NUNCA separar a cor de Jesus, limitando-a a uma só cor. Jamais..Jesus não tem cor..tem beleza na alma e no coração de cada um.

    Deixo abraço
    Bom fim de semana
    ******************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Quanto mais mexemos na História, mais percebemos que algo nela não bate certo...
    Muito bom, Dorli. Adorei!

    Excelente fim de semana.

    Beijo

    Sónia

    ResponderExcluir
  11. Dorli não interessa a cor da pele, o Amor, a Fé e o Bem não têm côr, eles são universais, tal como Jesus.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,o meu comentário continua o mesmo que postei.
    Jesus filho do Pai Divino,poderia ser negro,até hoje ninguém explica.Por ter nascido em Israel,teria que ter a pele escura,mas aí está a reflexão para pensarmos!!!
    Quanto a cor,aqui no Brasil,infelizmente ainda há muito racismo e eu concordo plenamente com o que você diz,que a escolha na hora de um trabalho,se for alguém de pele branca,será o escolhido primeiro,mesmo não tendo muita cultura e o de pele escura,mesmo sendo culto,ainda terá que batalhar para um bom emprego;apesar que há algumas exceções,pois o nosso Ministro do Supremo Tribunal Federal é Negro e está no grau máximo da justiça.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dorli. Sabe, eu sou bem branca e lhe conto que já sofri muito preconceito por causa disso, mas esse preconceito não é divulgado. Em contrapartida, amo uma homem de origem negra, nunca tive preconceitos.
    Li uma frase fantástica no face esses dias (postada por uma amiga negra): "Não é preciso um dia da consciência negra, branca, amarela, é preciso 365 dias de consciência humana". Não é fantástico? Oportunidade igual para todos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Amiga Dorli, entendi a sua pergunta, Jesus nasceu e viveu entre os homens, fato comprovado, não se sabe bem qual a cor da pele e dos olhos de Jesus pelo fato de nunca ter sido mencionado na Bíblia, mas como o povo judeu tem a pele morena, acreditamos que ele tenha sido moreno e queimadinho do sol, pois andava a pregar o evangelho por todos os lugares que ia.
    Abraços amiga e obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  15. Que diferença faz a cor....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  16. Oi Dorli, eu já li um livro que chama Herculanum de J,W. Rochester que o Quirilius Cornelius que conheceu Jesus, Fala sobre os seus traços.e descreve seu rosto como pálido e levemente tostado pelo sol.
    Beijinhos sempre...

    ResponderExcluir
  17. Amiga, concordo plenamente contigo. Uma coisa é clara como água para mim, Jesus nunca foi branco com olhos claros. Bjus pra ti.

    ResponderExcluir
  18. Ninguem sabe como ele era realmente ne...
    Mas pra mim não tem diferença, ele continuará sendo muito amado ;)
    Bjs

    ResponderExcluir