sábado, 30 de novembro de 2013

Seu olhar enlouquecedor



Teu olhar um dia cruzou o meu
 Numa noite em que o céu estava um breu
As estrelas da noite eram teus olhos
Amanheceu e você desapareceu

N'outra noite estava lá a te esperar
Um clarão no céu ofuscou meu olhar
Teus olhos dançavam na escuridão
Deles caíam lágrimas de solidão

Olhei a lua que se apiedou de mim
Deu-me um par de asas e voei até ti
Ao tentar tocar-te já estava afim...
Deu-me beijos ardentes e eu me derreti

Agarrei tua cintura, voamos na imensidão
De repente o céu se acendeu de estrelas
Para iluminar nossa intensa paixão
No ar, febril bailado sem as minhas asas

Dorli Silva Ramos

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A simplicidade



 Está chegando o Natal, ganhei do meu próprio esforço físico no campo um simples tecido, o qual mamãe fez um vestido lindo para mim. Queria uma roupa que mostrasse o meu eu e fui testar no campo seco onde moro,  a sua formosura. Senti-me como uma princesa nos contos de fadas, foi quando de repente chegou o papagaio e me disse: Olhe menina, você está tão bela que duvido que haja no mundo mulher mais linda do que você e ainda com esse colorido no vestido. Hum... igual as suas sutis emoções.
 Então, toda feliz, voltei para casa e fui me refletir no espelho: -Não é possível! Essa não sou eu, meus olhos ficaram verdes, minha pele está alva não mais queimada pelo sol, minhas mãos antes calejadas pela enxada, agora lisas e finas como de um bebê.
 No instante em que pensava alto em frente ao espelho, apareceu o papagaio e me disse: Menina, você é linda e simples, portanto a Terra não é o seu lugar, irei levá-la para o outro Mundo onde não há dor, sofrimento, inveja, má querência e ódio.
 E minha família? Nesse momento, pelo deslumbramento da minha transformação que fui me dar conta que estava sozinha, então desesperada perguntei ao papagaio: Onde está minha família ? Ele respondeu: Enquanto estava no campo a levei para esse Mundo, um lindo mundo encantado, onde não há mortes, é enfeitado de flores e animais de todas as espécies, os riachos são de águas cristalinas e nesse reino há uma salutar convivência entre os homens, animais e toda a natureza e, o mais interessante é que todos falam a mesma língua. 
 Num estalo já estava n'outro reino e o papagaio se transformou num lindo jovem, moreno queimado dos olhos azuis e cabelos encaracolados. Embevecida fiquei ao ver uma beleza extasiante e dele saía um perfume de rosas que quase enlouqueci. Fiquei envergonhada com a minha estupefação e lhe disse: 
Desculpe-me o deslumbramento, mas onde morava nunca vi um homem com tamanha beleza como você. Ele então respondeu: Fui criado para ser seu homem para amá-la eternamente e juntos com nossos lindos filhos que virão, reinar esse mundo de amor e simplicidade.
 Esse mundo só existe na nossa imaginação, mas quando percebemos que a maldade está exacerbando na nossa vida, entramos em um casulo e sonhamos com um mundo diferente, onde existe o amor e o respeito entre as pessoas, pois todos nós, um dia, iremos para o mesmo lugar, não há necessidade de pressa.

Dorli Silva Ramos

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Navegando a felicidade



Mensagens e gifs da Teka


Cuide que cada flor da sua caravela
Seja regada com lágrimas do amor
Jorrarão dos seus olhos safiras
Azuis tal a cor do mar

Dorli Silva Ramos

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Quadrinha de amor



Mensagens e Gifs da Teka

Entregue a cada dia do teu viver
Um pedacinho do teu lindo coração
Recheado de intenso amor e felicidade
Pra que ele não transborde de tanto amor

Dorli Silva Ramos


Atenção: Só poderei fazer e responder comentários e e-mails, depois das 19h( todos os dias). Problemas alheios a minha vontade. Obrigada. Lua Singular

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedaços de Sonhos ( Aos meus amigos virtuais )



 Venha mocinha, monta-me sem sela, arreios, rédias e vamos voar até o infinito para poder juntar seus pedaços de sonhos que se esvaíram num turbilhão de desamores e quando a trouxer de volta com seus cacos já colados será a jovem mais linda desse  seu mundo que tanto ama.
 Será também a mulher mais linda que um reino encantado à noite entra nos sonhos das garotas como você. Foi privilegiada pois a escolhi para resplandecer essa beleza de menina morta numa mulher com grande esplendor, beleza sensual, corpo delineado que provocará paixões ardentes e não irá faltar rei que a queira desposá-la.
 O animal abriu suas asas ergueu a menina medrosa, mas sonhadora, colocou-a no seu dorso e voaram por três anos consecutivos. A mocinha conheceu as estrelas coloridas, a lua, as nuvens claras e escuras, não se queimou quando passou pelo sol. Viajou em todas as galáxias, conheceu pessoas estranhas, diferentes do seu físico; mas todas elas muito boas.
 A cada galáxia que entrava ganhava de presente um pedaço de sonhos.  Foram infinitas que ela conheceu e a cada uma viveu um esplendor e viu rara beleza. O tempo foi passando(...) passando; ela adormeceu por uns instantes e ao abrir os olhos viu-se num paraíso encantado. Desceu toda exuberante e foi recebida por vários serviçais que foram jogando pétalas de rosas coloridas por onde pisasse, ficou envaidecida e agradeceu a todos, pois tinha no seu coração a humildade herdada de seus pais que morreram quando ainda era um bebê.
 De repente viu-se diante de um castelo em cima de uma alta montanha. Seus olhos ofuscaram ao ver tanta luminosidade e beleza e ao subir a escada do castelo, olhou para trás e viu seu amigo sorrindo. Os jardins de flores lindas e perfumadas murmuravam palavras doces para ela. Ficou completamente estonteada ao ver tanta beleza e harmonia.
 Mais extasiada ficou quando viu um jovem lindo vestido com roupas bordadas com esmeraldas e brilhantes e no seu rosto pode ver o amor que nutriu por ela nesse instante. Ele a olhou, colocou a mão nos seus cabelos e ela se transformou numa linda princesa brilhante tal o príncipe.
 Ao entrar no castelo uma chuva de fagulhas de diamantes foi jogada no casal e nesse instante ele beijou seus lábios e uma linda música começou a tocar: saíram a bailar sozinhos no salão, foi quando a música parou e ao olhar uma pequena escada viu o rei e a rainha sentados no trono. Subiram até ele e os abraços foram inevitáveis e o baile continuou.
 A linda jovem foi dormir num quarto de hóspede e quando acordou estava no antigo lugar onde encontrou o cavalo encantado e a sua espera um jovem que lhe estendeu sua mão e antes de seguir para concretizar seu sonho de amor, agora com seus cacos colados, piscou para o cavalo que voou em disparada.


Dorli Silva Ramos

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Poemito pra você!


tumblr_lem6uyCBbL1gfpci901_500

Você é as estrelas do céu
Que caem no nosso amor
Você é a lua apaixonada
Que clareia nossa vida
Você
é a tal
felicidade
Que traz alegria ao nosso viver
Você é a chuva gelada
Que refresca meu corpo quente
Você é meu sonho infinito
Que encontrou 
o meu 
eu
Que adivinha meus pensamentos 
Você me faz homem realizado
Que me deu dois lindos filhos
Você é o ar que respiro 
Sem você 
seria apenas 
um espectro


Dorli Silva Ramos

domingo, 24 de novembro de 2013

A volta



 Voltei. A casa está fria, o vinho perdeu o sabor, apenas a rosa parecia resistir a falta, falta de mim que fui  tão especial para todos que me rodeavam. O sucesso me cegou; aproveitei o máximo que pude das glórias, zombando dos que me ofereciam amor e eu lhes sorria meu desprezo.
 Eu sempre quis ter muito mais, até o infinito teria que se ajoelhar  aos meus pés, pois minha beleza ofuscava seu brilho natural. Galanteios os aceitava com desdém, propostas de casamentos as dissipavas e eu só gozava das luxúrias que a minha suntuosa beleza me proporcionava.
 Para os homens apaixonados era a deusa mais bela, onde no mundo não haveria outra igual, "pisava" nos serviçais e me achando a mais bela das rainhas, enriqueci.
 Um dia voltando de uma deslumbrante festa, o motorista do luxuoso carro do meu parceiro sofreu um infarto. O carro perdeu a direção na pista, nós fomos parar num hospital bem simples. Com meu parceiro pouco aconteceu, apenas algumas escoriações, mas eu estava com um olho tapado.
 O homem que brilhava a minha beleza disse ao médico: Vou levá-la daqui para o melhor hospital particular para ser cuidada melhor do que aqui.  Então o médico lhe respondeu:
 _ Pode levá-la, mas todo o seu dinheiro não irá lhe devolver a vista que perdeu. Ele quase desmaiou (...)
 O homem que dizia me amar saiu sorrateiramente pelo corredor e nunca mais voltou. Aqui estou desprovida do meu lindo olho azul, onde no seu lugar colocaram um de vidro. Estou horrível.
 Voltei, devido a minha estupidez.


Dorli Silva Ramos

VENHAM QUEBRAR A CUCA NO MUINDO DOS INOCENTES.KKKKKK

sábado, 23 de novembro de 2013

Será que Jesus era negro?( readaptação )



 Que os estudiosos me elucidem uma questão que muitos se questionam, mas ninguém tem a coragem de perguntar: Por que na Igreja "..." as imagens de Jesus é de um homem maravilhoso, bem claro e de olhos azuis? Será que em Israel todos são da mesma cor? Pois pelo o que pude estudar na História Geral, os Israelitas não são brancos e se Jesus, tendo nascido nessa região não poderia ser de pele alva e olhos azuis.
 Por mais bonitos e inteligentes que os negros sejam, as vagas de bons empregos são para os "branquelos", muitas vezes desprovidos de capacidades, mas são apadrinhados e trafegam em seus carrões, enquanto que os negros cultos ou analfabetos, o que lhes sobram são serviços subalternos e os que não conseguem nenhuma colocação tais como: catar papelão na rua ou limpar as imundícies que a população faz com as ruas das cidades se perdem na vida.
 Muitos se revoltam, pois trabalham, estudam para arrumar um bom emprego e na hora da entrevista, a maioria dos negros caem fora, pois os grandes empresários preferem os "branquelos" incompetentes do que os negros cultos.
 Uma boa parte deles se revoltam e vão ser traficantes e assassinos por falta de oportunidade e equidade social. Um absurdo.
 Há! Se eu fosse uma empresária, eu iria fazer uma seleção justa: só entrariam os melhores. Será que seriam só brancos? Garanto que não. E os que não fossem estudados daria condições de estudo para subirem de cargo na empresa.
 Tenho certeza que depois da morte a alma será de uma só cor e todos irão se reunir num mesmo lugar, onde todos serão julgados merecedores ou não de reinar com Deus no paraíso.


Dorli da Silva Ramos

Meus amigos
Eu perguntei a cor de Jesus homem que nasceu
em Israel
Diferentemente de seu pai Divino

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Resiliência



 Cristina quando menina era linda e com grandes sonhos para a sua vida. Sua mãe sempre lhe dizia: não sonhe tanto menina, pois você irá se machucar. Nada do que falasse sua mãe tirava seu sonho de ser uma grande mulher com bom emprego e talvez um marido bom que a amasse e aturasse seu gênio forte. Mania de perfeição fazia parte da sua vida.
 Cristina de tão pobre estudava com bolsas, mas para tanto tinha que fazer uma prova, prova essa que ela tirava de letra, pois era muito inteligente. O tempo passou rapidinho e a duras penas, se privando de muitas coisas terminou sua faculdade pública.
 Com o diploma na mão e algum dinheiro que juntou fazendo trabalhinhos manuais, pegou uma horrível mala, disse adeus aos seus pais e foi para a capital.
 Chegando na linda cidade ficou deslumbrada e disse pra si mesma: eu irei vencê-la porque tenho dentro de mim a força e a inteligência que Deus me deu.
Mas, a vida lhe foi cruel, perdeu seus pais no interior e tinha outros irmãos para cuidar. Largou tudo na capital. Passado alguns anos deixou os irmãos aos cuidados de uma tia com o compromisso de mandar dinheiro todos os meses para os gastos deles.
 Não desistiu, voltou a capital, arrumou outro emprego melhor do que o anterior e foi ajudando seus irmãos que foram estudando para tentarem sobreviver sozinhos.
 Um dia, Reinaldo, gerente da empresa que Cristina trabalhava, deu-lhe um belo sorriso e a partir daí começou um namoro e não tardou vir o casamento, ele a amava mais do que tudo. Ela nunca mentiu que não o amava, mas ele sempre teve a esperança que um dia ela o amaria.
 Ela trouxe seus irmãos para morarem com ela, eles terminaram o estudo e cada um foi tomar conta da sua vida.
Um dia Cristina enfeitou-se toda para a chegada do marido e olhando bem para os seus olhos disse: eu com muitas lutas e tombos posso agora chegar pertinho de você e dizer: meu marido, eu o amo.
 Reinaldo de tão feliz pegou Cristina no colo a rodopiou pelos cômodos da casa e, chegando no quarto a atirou suavemente na cama e fez amor com ela.  Depois do ato ele lhe disse: Não são as pedras do caminho que enfrentamos que fez morrer meu amor por você e o tempo fez brotar esse seu lindo amor por mim, mesmo que não conseguimos nossos filhos, cuidamos dos seus irmãos.
 Essa é uma história inventada por mim agora, mas digo-vos de devemos ter força de vontade de superar os problemas que a vida nos empresta.

Dorli Silva Ramos

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A natureza que Deus criou e o homem matou(miniconto)




 Deus fez um Mundo maravilhoso para seus filhos morarem com toda natureza e os animais. Quem viveu naquela época, hoje perece, não diz nada.Tudo era tranquilo e natural, hoje choram as florestas, os animais e as mananciais.
 O homem ganhou de presente um Mundo natural, mas por sua ganância mata a vida dos inocentes animais, muitas vezes para sorrir sua crueldade ou para vender como objetos de comércio. Seu coração endureceu pela inveja e quanto mais pessoas amontoam na Terra maior será a disputa e a inveja.
 O que aconteceu com o amor? Com o respeito, a amizade e com a infinita bondade? Virou um rio a choramingar. Choram os oprimidos pela fome, falta de empregos e a falta de solidariedade humana.
 Onde estão os bons vizinhos? Gradeados em suas próprias casa, que o próprio homem proporcionou; infelizmente o homem está se suicidando.
E quem o convida para tomar um chá, saborear bolinhos de chuva no inverno? Ninguém...O homem parece ter pressa em abarcar o Mundo com braços curtos e, não conseguindo; mata seu irmão.
 Mas um dia tudo irá mudar, quando Deus se irritar, num pequeno clique tudo explodirá e o homem sem piedade, foi o estopim da morte de tudo que era belo e natural , e por sua própria estupidez perderá a vida, presente que Deus nos deu num Mundo maravilhoso.

Dorli Silva Ramos

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 de novembro: Dia da Consciência Negra





20 de novembro... Dia da Consciência Negra? Opa, espere aí !



  
 Não, eu sou preto e me nego a reduzir tudo o que eu sinto sobre minhas raízes africanas a um simples dia. Eu sou preto e me recuso a seguir supostos ativistas pretos que dizem que todos os pretos devem agir da mesma forma.  Eu sou preto e me recuso a seguir o que os esquerdistas brancos acham que eu devo seguir. Eu sou preto e me recuso a concordar com cotas em Universidades ou concursos públicos voltados para pretos como eu.
 Ah, lá vem o branco esquerdista falar que eu sou contra as cotas por que eu tive ótima educação. É claro que eu tive, agradeço a Deus por ter me dado um pai e uma mãe capazes de fazer isso por mim. Agora, se eu pudesse escolher, eu não iria me sujeitar a fazer uma prova que leve em conta a minha cor como fator positivo para mim. Jamais!
 Por mais que essas cotas busquem resolver um problema histórico de injustiça, convenhamos: será algo momentâneo e, a longo prazo, criará outro problema histórico, e dessa vez bem pior. Nós pretos já somos fodidos, já somos alvos de olhares esquisitos mesmo quando nos formamos na USP,  UNESP ou UNICAMP através de nossas próprias energias. Imaginem o tipo de coisa que teremos que passar caso essas cotas sejam aprovadas? Todo e qualquer preto, seja ele advogado ou médico, tendo entrado na faculdade via cotas ou não...todo preto passará por uma espécie de exame ocular logo ao atender qualquer pessoa, seja ela branca ou preta. Afinal, convenhamos: todo mundo tem o direito de, pelo menos, desconfiar da capacidade de um profissional que foi selecionado mais pela cor e menos pela capacidade. 
 Por isso, meus irmãos pretos, vamos parar com o "mimimi" ,vamos deixar de lado o falatório, vamos evitar seguir aqueles que, no fundo, nos tratam como coitados. Que o feriado de 20 de novembro seja menos “da consciência negra” e mais do Zumbi dos Palmares. Que seja menos dos partidos de esquerda que acham que sabem o que é melhor para nós e, pior ainda, que acham que sabem como temos que pensar e nos comportar, e seja mais de admiração à trajetória dos Joaquins Barbosas da vida... Vamos ouvir menos os ditos “líderes” e ler mais a biografia dos guerreiros. Vamos ser menos pacíficos como o grande Martin Luther King e mais “agressivos” como o outro grande Malcolm X. Nós nascemos da luta contra o racismo e a opressão. E por isso mesmo não precisamos de cotas ou de Bolsas Família. Precisamos apenas perceber que vivemos no capitalismo e é através desse capitalismo que faremos com que nossos filhos e netos tenham uma vida confortável e prazerosa. Essa é a verdadeira consciência negra: UM PRESENTE MELHOR QUE O PASSADO PARA UM FUTURO MELHOR QUE O PRESENTE.

Cristovam Ramos Neto ( meu filho )




terça-feira, 19 de novembro de 2013

O som e o perfume da natureza


Mensagens e Gifs da Teka

 Como seria bom acordar com os sons da natureza, o barulho das quedas d'água, o perfume das matas, o cocoricar do galo, o chilrear dos pássaros e tomar banho na cachoeira, nadar junto com os peixes.
 Tomar café quentinho feito no coador de pano, aquecer as mãos no fogão a lenha, beber leite puro, jogar conversa fora, brincar com nossos filhos, abraçar e beijar nossa linda mulher e ouvir o pulsar dos nossos corações apaixonados esperando a noite chegar.
 Passear os dois de mãos dadas pela floresta ouvindo os sons dos animais, sentir o perfume das flores, das árvores e pisar nas folhas molhadas pela brisa da madrugada. Ao chegar perto de um rio ouvir o barulho da queda d'água, nos despirmos e cairmos naquelas águas cristalinas e fazermos amor.
 Tudo poderia ser maravilhoso se fosse possível, mas moramos num arranha-céu gelado e debruçados na janela começamos a sonhar, então, num ímpeto de solidão de natureza minha mulher diz: Daria a metade dos meus bens para morar nesse lugar.

O pôr do sol no meu rincão
Foto minha


Dorli Silva Ramos

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Predestinação amorosa ( ficção )


spicecomments.com

 Nós fomos predestinados a viver na Terra, não sabemos de onde viemos, não sabemos de nada, nós só não esquecemos que enquanto uma estrela brilhar entre nós, nosso amor sobreviverá aqui nesse planeta.
 Sou tua fêmea, és meu macho e teremos um envolvimento febril, seremos um só corpo e uma só alma. Nos deliciaremos dos prazeres que são permissíveis aqui na Terra e numa borbulha grande de desejos nos entregaremos até nossas forças se exaurirem.
 Ninguém da Terra saberá, a não ser se fugirmos a regra que nos foi imposta pelo dono do outro planeta, que nos fugiu da memória quando descemos aqui.Temos nossa casa e uma linda menina, o pai trabalha numa boa empresa e eu cuido da simples casa e do fruto do nosso amor: Manuela.
 À noite, enquanto Manuela dorme, ficamos no nosso jardim que cuidamos com esmero, as flores conversavam conosco e nosso cãozinho Tatau também. Os vizinhos nada percebiam, quando entravam em nossa casa eram recebidos com amor. Éramos muito queridos pela vizinhança.
 Quando Manuela estava por completar quinze anos, seu pai teve que viajar a serviço. Chorou muito, pois era sua primeira festa, mas os amigos a consolaram e no meio das amigas e o meu amor, a festa aconteceu.
 Há  um mês estava sem meu amor, enquanto nossa mocinha dormia fui ao jardim, senti um calor imenso nas minhas entranhas e nisso apareceu um lindo jovem e, sem perceber ali mesmo na grama molhada satisfiz meu desejo carnal.  Nesse instante um clarão apareceu perto da lua e do jardim vi quando meu marido com Manuela no colo desceu a terra como se tivesse asas.
 Os olhos do pai e de Manuela encheram de lágrimas, então ele disse: nossa estrela não brilha mais entre nós, vou voltar para o planeta de onde viemos levando Manuela e você ficará nesse jardim, foi então que percebi que estava me desmanchando virando pó, não vejo m...

Dorli Silva Ramos

domingo, 17 de novembro de 2013

Sentimentos dos cinco sentidos



Gosto desta boca louca
Quero sentir o doce sabor
De beijar os teus lábios
Mordê-los com meus trejeitos

Sentir o perfume do teu colo
Desalinhar cabelos com meu nariz
Roçá-lo no teu lindo corpo
Até atingir o chafariz

Com minhas sufocadas mãos
Abraçá-la até a exaustão
Com elas percorrer teu corpo
Aninhá-las num sufoco

Olhar tua escultural imagem nua
Não perder nenhuma estação
Examinar todas as suas curvas
Pra não me perder na contra mão

Ouvir as batidas do teu coração
Aceleradas após a paixão
Deitar nos teus cabelos negros
À ouvir as cantigas de frevos


Dorli Silva Ramos

sábado, 16 de novembro de 2013

Espelho da vida




 Julia tem hoje setenta anos, cansada do seu viver, encostada no sofá devaneia: lembra exatamente quando jovem debruçou num espelho e disse a ele: me ajude a viver uma vida cheia de amores, beleza, dinheiro e sucesso. Ele nada respondeu. E assim a vida de Julia foi passando.
 Ela não iria encontrar respostas num espelho comum e sim no espelho da vida, naquilo que ela fizesse para obter tudo que pediu ao espelho. Amores teve muitos, acompanhados com muitas desilusões, ganhou muito dinheiro com seu corpo escultural e tudo que vem fácil o vento leva, a beleza que antes era natural ficou rebuscada com cremes que não escondiam os sulcos no seu pescoço.
 O tão almejado sucesso não veio, pois foi a última qualidade que se preocupou, pois para tê-lo temos que correr atrás, estudar muito, passar noites mal dormidas e suas noites eram recheada de champagne e perfume francês.
 Julia no sofá assistiu gratuitamente o filme da sua vida, viu que quando jovem e bela esbanjou paixões, paixões essas que fizeram do seu corpo um farrapo humano, agora encostada no sofá de um asilo qualquer, jorram lágrimas e faz brilhar o azul no fundo dos seus olhos. Para no meio do seu devaneio quando alguém lhe diz: Júlia, você ainda é linda! Voltou-se e demorou a lembrar-se de José que cansou de amá-la e anulou sua vida por ela.
 Agora, os dois estão juntos, com suas mãos enrugadas, mas atadas, pois sempre temos um alguém que parecia perdido no tempo que nunca nos esquece e foi assim que aconteceu com Júlia, mesmo tendo feito tudo errado na vida, Deus lhe deu uma oportunidade de ser feliz.


Dorli Silva Ramos


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sou a tua noite...



Eu sou tua noite sem nenhuma estrela
Que permeia todo o teu pensamento
Transformo teus sonhos em tormento
Os raios quebram a noite sem uma vela

Todos os anjos do bem perderão o poder
Suas auréolas serão duras fagulhas em pó
Faço tremer raios celestes sem nenhum dó
Não adianta fugires de mim, vou te morder

Eu sou o anjo do mal que vive nas trevas
Cansada da solidão venho te buscar à noite
Viverás comigo à vagar tua vida em brasas
Nossa cama todo o dia um quente caixote

Tu fizeste o mal para tua linda e boa mulher
Reinarás comigo no inferno para todo o sempre
Ninguém irás sentir tua falta homem bandido
Sofrerás muito com as terríveis agruras do medo

Dorli Silva Ramos

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Raciocínio lógico para crianças( reedição)



1) Numa caixa azul havia 180 elásticos e numa caixa vermelha 120. Tirei 51 elásticos da caixa azul, usei 38
e coloquei os demais na caixa vermelha. Depois disso, que caixa ficou com maior número de elásticos? Com quantos a mais que a outra?
Como fazer com crianças da 4ª série:
Desenhar dois quadrados, um com o contorno azul e outro com o contorno vermelho. Efetuar as operações dentro dos quadrados e uma fora.

180-51= 129

120+13= 133   


133-129=004 

Resposta: A caixa vermelha ficou com mais elástico, 4 elásticos a mais.

2) Uma fábrica de automóveis monta 18 veículos por dia. Aos sábados o pessoal da fábrica trabalha só meio dia, nos domingos, não trabalha. Quantos automóveis são montados em uma semana?

18x5=90
sábado=9
Resposta: 99 automóveis


3) Num cinema com 570 lugares, a primeira sessão começará em poucos minutos. Já entraram 295 pessoas e, do lado de fora há uma fila com 333 pessoas. Quando o cinema lotar, todas as pessoas da fila terão entrado ou algumas deverão esperar pela segunda sessão? Quantas?

570-295= 275
333-275= 058
R:  58 pessoas da fila terão que esperar pela segunda sessão.

4) Meu avô está com 66 anos. Ele é 55 anos mais velho que eu e 30 mais velho que minha mãe que tem 30 anos.
a) Quantos anos eu tenho? 11 anos
b) Qual é a idade da minha mãe? 36 anos
c) Em que ano nasceu meu avô?  1947

66-55= 11              66-30= 36             2013- 66 = 1947

5)  Oito crianças compraram juntas um saco com 300 bolinhas de gude. Enquanto foi possível dividiram igualmente as bolinhas e, no fim, sortearam as bolinhas restantes para uma delas. O sortudo foi Márcio. No total quantas bolinhas ele recebeu?

300:8 = 37 e sobra 4 de resto                   37+ 4 = 41

Resposta: Márcio recebeu 41 bolinhas

Arme as operações

Gostaram?


 Dorli Ramos

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reflexo da solidão



Mensagens e gifs da Teka

Meu reflexo no rio em leve correnteza
Veste minha alma com a minha solidão
O cenário paradisíaco chora minha tristeza
Reflete em mim a beleza dessa vastidão

O rio puxa-me para um banho gostoso
Águas lavam minhas agruras da vida
Com o corpo n'água tomo banho delicioso
Minha alma mais leve fica extasiada

Vou pra casa olho meu belo homem na cama
Me questiono o porquê da minha tristeza
Acaricio seu rosto sombrio, beijo sua tez
Puxa-me pelos braços com muita sensatez

A noite estrelada aprecia nossos corpos
A brisa refresca nossos suores de paixão
Seus beijos intercalados me deixa em infusão
Falo baixinho: este homem é dos meus sonhos

Dorli Silva Ramos

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Você pode ser feliz! - miniconto



  Ser feliz é ter sabedoria nos momentos difíceis, nunca praguejar  por qualquer fatalidade. Nós vivemos sob a vontade de Deus e cada um nasce com destino verde.
 Durante a nossa vida devemos cultivar o verde, não culpando ninguém por nossa desgraça, pois somos inteligentes e sabemos o que queremos para nós. Temos olhos e ouvidos perfeitos podendo ver e sentir o viver do nosso irmão.
 Procurem se espelhar em pessoas de boas qualidades, se esforçando no que fazem para dar exemplo de dignidade a seus filhos e amigos, para que eles não se envergonhem e sigam os seus exemplos de vida.
 Viver não é tão difícil assim e não se envergonhe de ser baixinho, feio, pobre, e ignorante. Falo da ignorância de quem não conhece a leitura, pois a inteligência não vem dos livros e sim do seu modo de viver.
 Curta cada fase da sua vida e agradeça a Deus. Namore bastante para poder fazer a escolha certa, não vá atrás da beleza, pois num estalar de dedos ela murcha, sobrando apenas o amor, a felicidade ou a decepção.
 Cuide do seu corpo, não faça extravagâncias, se for jovem tudo parece normal, mas o tempo passa e virão as tristes consequências; ame seu corpo, sua mente e sua vida. Ela é única.
 Ao formares uma família não grite com seus filhos, eduque-os com seus bons exemplos de vida; se espancar, xingar ou maltratá-los estarão matando aos pouquinhos suas vidas e depois não adianta reclamar, asilo será os seus destinos solitários.


Dorli Silva Ramos

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mais alguns provérbios meus



 *Palavras voam soltas ao vento,
  Têm muitos que o que falam hoje, não sustentam
amanhã

 *Antigamente "a palavra" valia mais do que um escrito.

 *Caráter hoje em dia é para poucos.

 *A vida é como uma roleta russa, um dia o tiro dispara.

 *Os que dormem com o cobertor da ignorância, amanhecem com febre.

 *É fácil jogar um nome no lodo, o difícil é sustentá-lo frente ao juiz.

 *A ânsia do poder leva a pessoa ao seu descontrole emocional.

 *Quem ameaça não tem argumentos para sustentar sua falsa verdade.

  *A calúnia é o pior adjetivo que uma pessoa adquire na vida.

 *Pessoas sem argumentos perdem os seus controles e vão se atropelando mutuamente.

 *Às vezes é mais fácil segurar a língua dentro da boca do que usá-la por boçalidades.

 *Ninguém irá se importar com a nossa morte, portanto vamos viver os poucos momentos felizes.

 *A caridade é própria de quem tem Deus no coração para poder perdoar os ignorantes.


Dorli Silva Ramos

domingo, 10 de novembro de 2013

Meus leitores



A partir de agora esse blog será apenas para leitura
Não serão aceitos comentários e também 
não os responderei em outras postagens
Isso não quer dizer que não vá visitá-los
E vocês meus seguidores acreditem
em quem quiser
Cada cabeça uma sentença
Temos que ajustar as contas com 
Deus

Aos meus visitantes ficarei honrada 
com suas visitas
Muito Obrigada a 
todos

Lua Singular