sábado, 23 de agosto de 2014

A bondade e a maldade




É muito difícil ganhar uma guerra, principalmente se ela for psicológica e a sua maior estratégia para se sair vitorioso é: faça que ignore, que não liga e não responda. O silêncio destrói qualquer um. Têm pessoas que estão numa situação de desacordo e, só fraqueja aquele que grita, fala, xinga, pois seu silêncio é pior que um palavrão.
Uma pessoa sábia sabe a hora certa de jogar na mesa suas cartas vitoriosas, daí não haverá perdão e consegue adoentar pessoas que lhe fizeram muito mal. A paciência anda de mãos dadas com a verdade e o perdão não são todas as pessoas que conseguem doar e, quem somos nós para julgarmos se não estamos na pele do insultado e pisoteado no que tem de mais precioso: seu brio.
Portanto, cuidado com o que fale, pois uma palavra maldosa dita fora de hora, será seu castigo para o resto dos seus dias. Pense antes de falar...




16 comentários:

  1. Bom dia

    Belo texto este seu: no qual concordo...Mas saber pedir desculpa, e saber perdoar é fundamental, na hora certa.
    A não ser que a pessoa em questão seja tão má que não entenda...
    Por vezes saem-.nos palavras nos quis mais tarde nos arrependemos, por vezes não tem volta, depende. Gostei de ler.

    Tenham um sábado feliz.
    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Palavras ajudam ou arrasam.Cuidado sempre é bom e respeito idem! bsj, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Dorli, que lindo!
    Temos que saber dizer as coisas certas na hora certa para não magoar ninguém! Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Deixas aqui a Receita para vencedores. Por mim, assim se faça.



    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  5. Que texto ótimo Dorli... que todos deveriam ler.
    Pois é exatamente assim que deve ser feito.
    Um ótimo dia amiga!
    Beijos
    Mariangela

    ResponderExcluir
  6. Dorli! Pois é, mais jovem e oprimida por algumas situações que julguei injustas, explodi algumas vezes... hoje sei o valor do silêncio em especial quando estamos magoados ou com raiva. Sou a favor de uma conversa franca, com a cabeça fria. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga Dorli sei muito bem o quanto essas palavras nos agridem,nos machucam,mas devemos relevar e dar uma oportunidade à essas pessoas que nos agridem,para pensarem bem o quanto estão sendo cruéis.Eu fiz isso,você sabe muito bem o quanto me feriram com palavras,ergui minha cabeça e deixei para que essa pessoa pudesse pensar e ver se realmente a pedra que jogou à mim,quem sabe um dia não voltaria à ela mesma.
    Adorei seu texto.
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. As palavras falam por si
    Umas nos deixam felizes
    Outras doem demais, quando vem na hora
    errada, nada melhor do que o diálogo, só
    assim ninguém pem sai machucado

    Bom final de semana!!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dorli, estou um pouco ausente do blog mas vim aqui ler suas postagens. E lhe dar um abraço, belo texto paciência é tudo. bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi Dorli!
    As palavras podem dizer muito, mas o silêncio diz tudo e dependendo da situação, modifica uma situação.
    Adorei seu texto.
    Um xero

    ResponderExcluir
  11. Oi Dorli então nós somos iguais... sou mineira também!
    bjs amiga... e uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Dorli, o silêncio é, de facto, o melhor, em muitos casos, mesmo porque, há pessoas que nem sabem ouvir - então, falar-lhes para quê? Há pessoas que não entendem o que dizemos nem as justificações que damos - então para que perder tempo a dar satisfação a esse género de gente?
    Muito barulho faz, quem não tem razão.
    Mas, é facto também, que nem todos nós conseguimos ser tão sábios e manter serenidade (eu ainda não alcancei essa sabedoria), e há gente que tanto faz, que leva-nos aos píncaros do desatino, e a gente desce do salto. Ufa!
    Também concordo no que você refere em relação ao perdão: isso do "perdoar" é muito bonito, fica bem no texto, no conselho dado, para aquietar a fervura das emoções, mas há palavras e atos cruéis demais, e por vezes repetidos mais uma e outra vez, ou seja, não são devaneios duma hora de nervos, não. São a intenção plena de nos levar ao extremo. Há um provérbio aqui em Portugal que eu aprendi: "a quem mais se abaixa, mais vê-se o c-u" - vai assim, separadinho por hífen, para não parecer tão ofensivo kkkkkkk.
    Acho muito apropriado em relação a esta história do "deve-se perdoar".
    Falei demais?

    Minha querida, em relação à questão que me colocou, o pouco que já vi de você, me mostra uma mulher de perseverança ao longo da vida. Quer deixar de ser agora?
    Respondi?
    Bjo amigo

    ResponderExcluir
  13. Ola amiga, passando para apreciar suas postagens, e desejar uma boa noite, com lindos sonhos e um amanhecer abençoado pra que seu dia seja feliz e se prolongue por toda semana.
    Fiz uma postagem sobre a participação , com poesias no Livro Bom Jardim do Poetas, eu e minha filha Adriana Duarte.
    Linque http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/2014/08/participacao-na-antologia-dos-poetas.html
    Obrigada por fazer parte do meu grupo de seguidores que já passam dos 860, sua participação é muito importante. Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  14. O silêncio, na maioria das vezes, é ouro!
    Muito bom!

    Bom domingo, Dorli.
    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  15. Quem fala o que quer, escuta o que não quer" diz um velho ditado.Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta. Bjs. Ótima reflexão. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida Dorli
    Me recordei do que ensina Tg 3... palavras de bênçãos e não de maldições e de Ecl 3... tempo de falar e de calar...
    Lindo post!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir