sábado, 14 de março de 2015

A consciência ingênua



O ser humano é dotado de consciência em relação ao mundo. Há muitos anos os povos tinham pouca compreensão e as condições de vida só traziam a eles apenas um pequeno salário de sobrevivência, portanto tinham uma consciência ingênua.
Essa consciência ingênua é a aceitação passiva da realidade, tudo está certo sem questionar a veracidade dos fatos, está satisfeito com seu mísero salário e fica alineado ao mundo.
A consciência ingênua está nas pessoas que aceitam tudo e irão passar a vida inteira como burros e bestas de cargas e viverão sempre na miséria. Não questionam.
Até hoje há pessoas que dizem sim sem objectarem, tudo está bom e aceitam passivamente o que lhes impõem. 
Essa não é minha consciência!!


Dia da poesia:14/03/2015

A poesia é o bálsamo
Que envolve
Nossos sonhos

Parabéns a todos os poetas
e poetisas
Que encantam de emoções
Nossas vidas


22 comentários:

  1. Um post feito de quem tem uma rara inteligência, de uma pessoa dotada de uma visão de mundo privilegiada! Parabés á autora!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos ter uma consciência mais limpa. Excelente o teu post.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,Dorli., A consciência deve estar presente e falar,por vezes, gritar!! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. ه°·هჱ⊱
    Concordo contigo: há muitos burros e bestas de carga em todo lugar!... Também há tanta desesperança!!!
    Mas a poesia alivia um pouco do fardo de viver porque encanta sempre... emociona e também faz refletir de maneira mais leve e bonita.

    Ótimo sábado com tudo de bom!
    Bom fim de semana!
    Beijinhos do Brasil.
    ჱه° ·.

    ResponderExcluir
  5. Sim, Dorli, não devemos confundir passividade com covardia.
    E viva o Dia da Poesia!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amiga, Dorli
    Um texto muito real, mas que penso já ter mudado,..Gostei de ler.

    Parabéns a si, Poetisa.

    Bom fim de semana
    Beijinhos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/


    ResponderExcluir
  7. A consciência sempre em primeiro lugar, Dorli beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto amiga Dorli e parabéns pelo dia de hoje,14 de março,dia Nacional da Poesia,pois para mim além de escritora você é uma grande poetisa.
    bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Dorli > não devemos ser feroz como um leão e nem tampouco manso como um cordeiro , Um pouco de equilíbrio é preciso e argumentar e questionar sempre que necessário > abcs

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a sua posição.
    Tenha um bom domingo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Amiga Dorli, muito bom seu texto, consciência é o que todos precisam ter para poder argumentar com razão, pois o que há é muita gente vivendo na triste escuridão da ignorância, assim nunca sabem ou saberão argumentar e sair da pobreza extrema, mas aos poucos as coisas vão mudando, leva tempo, mas acredito que haverá um tempo de conscientização.
    Abraços amiga!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto e mil felicidades nesse dia
    gostei , e estou com saudades de vc
    venha tomar um café no meu Cantinho
    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto, Dorli!
    A nossa vida depende da serenidade da nossa consciência!
    Parabéns pelo dia!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu dia poetisa!!! E mais uma linda poesia!!!...
    Bjus mil em seu lindo coração!!! ♥

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Absolutamente de acordo. Parabéns pelo dia da poesia, que aqui só se festeja, no dia 21 de Março.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
  16. Dorli, acredito que sempre existirá gente assim... passiva, conformista. Bjus querida

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida Dorli
    Ser dócil à Ação do Espírito é bom mas a passividade que não seja amorosa é funesta...
    Lindo poema seu e cheio de docilidade...
    Bom fim de Sábado!!!
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
  18. Dorli,

    Parece que o mundo ainda está cheio de pessoas assim.
    Acabei de descobri que, minha consciência não é ingênua.rs
    Um lindo Domingo pra você! Beijos
    Um

    ResponderExcluir
  19. Dorli,

    Já comentei nesse post.
    Vim responder a sua pergunta lá no blog.
    As meninas, são duas irmãs. A Heidi vai com 6 anos e Saskia com 3 anos. Elas são uns encantos. Volta e meia, vêm pra cá conversar comigo, A mais nova, é me mata de rir. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Verdade. Eu não sabia definir esse comportamento. Agora sei.
    beijogrande

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Tia Dorli !
    Espero que esteja bem, sempre na graça de Deus. O seus post são uma lição de sabedoria e otimismo para todos. A passividade é um mal que destrói qualquer ser humano. A pessoa passiva, tomando em conta o conceito de consciência ingênua, perde até a opinião própria, e se torna um grande conformista da vida.

    Parabéns sempre !
    Você mora em meu coração,
    Dan.
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Tia (e mamãe, Dorli, rs)
    A tempos, muitas pessoas questionam o meu desaparecimento, ou então, um jeito antissocial que me apareceu.

    Na verdade, estou lutando contra uma depressão. Tomo alguns remédios e recentemente fazendo analise, mas continuo trabalhando e lutando. Até aquele gosto que tinha de escrever, está sumido, se perdendo dentro de mim. Mas tenho sido forte, em caminhar com minhas pernas, e em procurar o mundo, já que aquela vontade de se isolar, me persegue por 1 ou alguns meses,

    Saiba que meu carinho pela senhora é eterno, e ainda irei me aprofundar em detalhes contigo. Pode ser ? Grande beijo, fique na paz !

    Dan

    ResponderExcluir