quinta-feira, 23 de junho de 2016

Díptico Wilton


  Obras: Díptico Wilton: 1395-1399
Escola francesa(?)



O pequeno altar dobrável representa Ricardo II, rei da Inglaterra de 1377 a 1399, sem barba e ainda jovem, apresentado à Virgem com o Menino - rodeada por um cortejo de anjos - por São João Batista e por dois santos ingleses, Edmundo e Eduardo, o Confessor. O Soberano e os anjos usam colares de sementes de  de giesta (símbolo da família dos Planta, à qual pertencia Ricardo). 
O emblema do veado branco exibido sobre as vestes, o brasão do rei, indica o apoio da proteção divina à casa inglesa. O restauro a que foi sujeito em 1992, trouxe à luz, sobre a pequena esfera que remata a haste do estandarte, a imagem de uma pequena ilha verde com um castelo branco, representação do reino da Inglaterra oferecido ao Cristo bendito.
O mestre anônimo, provavelmente francês ou  educado na França, conserva a herança da pintura sienense e aproxima-se ao estilo ds    miniaturistas, como Beauneveau ( Saltério do Duque de Berry), e do gosto internacional da Corte ( Saltério e Horas Beaufort). A harmonia rítmica, delicadamente musical, a coloração iridescente e refinada, a procura dos detalhes colocam o díptico d Wilton House entre as obras capitais da cultura pictórica que antecedeu os irmãos Van Eyck.

COLEÇÃO FOLHA GRANDES MUSEUS DO MUNDO
Filmagem  do quadro Google.
Digitação copiada do livro: GRANDES MUSEUS DO MUNDO